PROGRAMAÇÃO
O esforço em desenhar uma formação robusta e relevante se traduz em uma programação capaz de oferecer um percurso conciso, porém completo, no universo das negociações climáticas.
12/09
ENCONTRO 1
Financiamento climático: o que é, como se reproduz, do que se alimenta
Descolonizar para Descarbonizar
O que as crises da dívida externa do México, os arrochos do FMI no Brasil e os recentes protestos no Quênia têm a ver com financiamento climático? O economista tunisiano Fadhel Kaboub fala sobre como a crise climática e o dinheiro, principal nó das negociações, têm origem na alma colonialista do capitalismo e o que é possível fazer a respeito.
Financiamento climático: o que é, como se reproduz, do que se alimenta
Um encontro para entender o que é financiamento climático e suas bases jurídicas. Contaremos o que a Convenção do Clima e o Acordo de Paris falam sobre financiamento climático. Veremos também como os princípios da convenção e a diferenciação entre países repercutem nas obrigações de cada um; de onde veio a famosa meta dos 100 bilhões, se foi cumprida e como fazer esse acompanhamento; o que mudou e, principalmente, o que não mudou com o Acordo de Paris; e quais são as principais divergências entre o norte e o sul global.
19/09
ENCONTRO 2
NCQG, a sigla mais importante do ano
NCQG, a sigla mais importante do ano
Neste segundo encontro, vamos mergulhar fundo no coração dos debates da COP29: a nova meta de financiamento climático, que deveria valer a partir de 2025. Vamos entender como estamos chegando a Baku a partir dos diálogos técnicos e das negociações feitas até aqui (spoiler: nada bem). Vamos também abordar o que a sociedade civil internacional espera dessa nova meta, a partir das lições aprendidas com os US$ 100 bilhões, trazendo as questões: como deve ser a nova meta em termos qualitativos e de estrutura? Como garantir transparência e acompanhamento? Trataremos ainda dos dois aspectos mais tensos da negociação: o montante e quem paga a conta.
27/09
ENCONTRO 3
É o sistema, estúpido! Financiamento climático e desenvolvimento
Quem é o Brasil nas negociações de financiamento?
Vamos entender como o Brasil tem se colocado nas negociações da nova meta global e como os principais grupos que participa têm se posicionado.
É o sistema, estúpido! Financiamento climático e desenvolvimento
Nesse encontro, debateremos aspectos do financiamento climático que não estão sob o "guarda-chuva" da UNFCCC, mas que impactam profundamente os países e a capacidade de ação climática. A busca será por entender por que o financiamento climático é uma crise de desenvolvimento e quais as mudanças necessárias neste cenário. Para isso, falaremos de crise fiscal nos países pobres, da necessidade de aumentar o espaço fiscal e das iniciativas ao redor do mundo que estão avançando nesse assunto. Além disso, trataremos da questão do acesso ao financiamento e da reforma dos bancos multilaterais e, ainda, sobre propostas de explorar novas fontes de financiamento, taxando os poluidores e os super-ricos.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]